Iniciativa da autarquia engloba cerca de 8 mil alunos

Narciso entrega presentes

Narciso Miranda procedeu, na última semana, ao arranque da entrega de presentes aos alunos do Ensino Básico do concelho. Perante a alegria contagiante das crianças, o autarca apareceu vestido de Pai Natal. Contudo, o disfarce durou pouco tempo.

Narciso entrega presentes

Momentos antes da chegada do Pai Natal, as crianças da EB1 de Custóias já estavam impacientes. Num tom uníssono gritavam pelo "senhor das barbas brancas". Com a chegada de Narciso "vestido a rigor" os mais pequenos começaram a chamá-lo. Perante a sua insistência ao afirmar que Narciso Miranda não estava no concelho e quem estava ali era o Pai Natal, uma das crianças arrancou-lhe as barbas falsas e o mistério ficou desvendado. Com a chegada dos presentes a euforia foi total e todos quiseram levar uma recordação para casa. Nessa altura o presidente da câmara foi entregando uma boneca às raparigas e um jogo de magia aos rapazes.

No final, o edil mostrou-se satisfeito com a recepção, mas adiantou que "tem de mudar o disfarce", uma vez que foi logo descoberto. "Eles descobrem-me sempre, ou é pelo nariz, ou é pelos sapatos", ironizou.

Ao todo, a autarquia vai entregar presentes de Natal a cerca de 8 mil alunos do ensino pré-primário e do 1º ciclo. "Visto-me de Pai Natal para as crianças e faço-o com grande entusiasmo e ternura porque sei o que isto representa para elas", explicou Narciso. Além disso admitiu que a iniciativa fá-lo recordar a sua infância: "Aqui sinto o desejo de voltar a ser criança".

Durante a entrega dos presentes, o autarca vai levar "uma mensagem de Paz e Solidariedade" aos mais pequenos. "Com este gesto pretendo que estas crianças quando crescerem não alimentem guerras nem injustiças", afiançou. Além disso, afirmou que é "em tempo de crise" que esta iniciativa ganha maior importância.


Por: Pedro Miguel Rodrigues in O Primeiro de Janeiro edição de 2003-12-17

Voltar atrás